EVS-exact-target_18_08_11

domingo, 7 de novembro de 2010

OBESIDADE INFANTIL.

Obesidade infantil:Preserve a saúde e o coração de seu filhoCrianças e adolescentes obesos podem apresentar vasos sanguíneos tão rígidos quanto os de uma pessoa de 40 ou 50 anos de idade, aumentando significativamente seus riscos de problemas cardiovasculares, segundo pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá. Em estudo com 63 jovens obesos de 13 anos de idade e 55 adultos de meia idade com peso normal, os especialistas descobriram que muitas dessas crianças já apresentam velocidade de fluxo sanguíneo anormal, indicando rigidez arterial.

Apresentados nesta semana no Congresso Cardiovascular Canadense, os resultados indicaram que, apesar de os jovens obesos apresentarem níveis lipídicos e de colesterol normais, eles tinham fluxo sanguíneo anormal, indicando uma rigidez arterial parecida com a de adultos com idades entre 40 e 50 anos, além de pressão sanguínea sistólica acima do normal.

“Estamos surpresos em descobrir que essas crianças obesas já apresentam vasos sanguíneos enrijecidos”, destacou o pesquisador Kevin Harris. “A aorta normal tem qualidades elásticas que protegem o fluxo sanguíneo. Quando essa elasticidade é perdida, resulta em rigidez da aorta - um sinal de desenvolvimento de doença cardiovascular. E essa rigidez é associada a eventos cardiovasculares (como infarto e derrame) e morte prematura”.

E falando nisso...

Um dos fatores de risco para a obesidade infantil precoce é a falta de sono, veja a seguir:

Dormir pouco aumenta risco de obesidade infantil

Crianças abaixo dos 5 anos que dormem menos de dez horas por noite têm quase o dobro de chances de desenvolver sobrepeso ou obesidade ainda na infância, segundo um novo estudo. E cochilos durante o dia não contam. A pesquisa, publicada em setembro em “Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine”, analisou dados de uma amostra nacionalmente representativa de 1.930 crianças com menos de 14 anos.

O estudo complementa um corpo de evidências já existente, que sugere que o sono desempenha um importante papel no controle do peso - talvez porque crianças cansadas não sejam tão ativas, ou porque o sono afete hormônios que influenciam o apetite e a fome, afirmou a principal autora do artigo, Janice F. Bell, professora-assistente na Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington, em Seattle.

“O que estamos dizendo é que um sono adequado entre 0 e 5 anos é provavelmente mais importante do que pensávamos”, disse Bell, acrescentando que a boa notícia é que “isso é um fator de risco modificável - algo que podemos mudar”.

Brincadeiras auxiliam o emagrecimento saudável

Para o endocrinologista Mauro Scharf, do Hospital Nossa Senhora das Graças, as brincadeiras podem ser grandes aliadas para evitar o ganho de peso, principalmente, se realizadas pelo menos 90 minutos por dia. “Toda brincadeira aeróbica, que a criança goste e tenha prazer em fazê-la, ajuda a evitar o maior vilão da obesidade infantil: o sedentarismo”, alerta.

Embora as brincadeiras estejam esquecidas devido ao aumento das tecnologias (os jogos na internet, o videogame e a TV) os pais podem incentivar os filhos a brincar ou a praticar esportes. “Sempre que possível, devem brincar ou exercitar-se junto com a criança, pois, além de estreitar os laços familiares, faz bem para a saúde de todos”, explica a Dra Myrna.

De acordo com a pediatra Myrna brincar é uma atividade física que pode auxiliar na perda de peso, no controle da ansiedade e melhorar a auto-estima. “Toda atividade que leva a criança a se movimentar e a se relacionar com outras crianças é de grande valia para a saúde física e emocional”, enfatiza.

Reeducação alimentar da família é determinante para o emagrecimento infantil
.
Os médicos ensinam que a adequação de hábitos alimentares da família evita que as crianças fiquem acima do peso e dão algumas dicas:

- Inicie as refeições principais sempre pelas saladas, legumes e verduras, antes dos itens principais;

- Não repita o prato principal;

- Evite doces, sobremesas e açúcar branco. Substitua o açúcar pelo adoçante;

- Evite frituras e alimentos gordurosos, principalmente, os à milanesa;
- Não coma em frente à TV;

- Não "belisque" entre as refeições;

- Faça seis refeições;

- Evite líquidos durante as refeições, principalmente, entre almoço e jantar;

- Refrigerante somente diet;

- Coma devagar e mastigue bem os alimentos;

- Uma vez por semana a dieta pode ser relaxada, mas sem excessos;

- Pratique um esporte ou atividade física diariamente, no mínimo uma hora e meia por dia. No restante do tempo livre, não fique parado, pois atividade física é fundamental.

Fonte:Boa Saúde, Diário de Marília, Paraná Shop.


ni-cp-barra-de-proteina

Nenhum comentário:

Postar um comentário